domingo, maio 31, 2009

O fantasma da intertextualidade






"Mas o labirinto da informação digital intertextualizada é como uma onda de partículas que se animou no emaranhado em que cada ponto pode ter conexão com qualquer outro ponto. Não é possível desenrolá-lo com o fio de Ariadne, pois ele não tem interior ou exterior estabelecido. Pode ser finito ou infinito e em ambos os casos cada uma das partículas de sua formação pode ser ligada a qualquer outra e o seu próprio processo de conexão é um contínuo processo de correção destas conexões. É sempre ilimitado na sua estrutura, que fica sempre diferente da estrutura que era no momento anterior, permitindo a cada vez, ser percorrido por trilhas diferentes. É o labirinto das ondas digitais da informação em rede, que é formatado na intertextualidade de significados que se sobrepõe.”

Fonte: “Aldo Barreto “Estoques em labirinto, conhecimento em fluxo” postada na Lista abarreto-l”


A edição online da Pesquisa FAPESP, referenciada abaixo, publica matéria de física quântica sobre o emaranhado de partículas elementares que é semelhante ao pensamento acima colocado. Vale a conferir esta "similaridade" no texto completo. Abaixo só fragmentos:


"Físicos brasileiros acreditam ter formulado e demonstrado experimentalmente uma lei que descreve a dinâmica de um dos fenômenos mais estranhos e fascinantes do mundo quântico, o chamado emaranhamento ou entrelaçamento de átomos ou partículas elementares

Eles criaram uma equação geral que estima de forma simples e com precisão a perda de emaranhamento de um sistema formado por duas partículas sempre que uma delas sofre os efeitos deletérios do ambiente que pode levar até ao desaparecimento do emaranhamento.

Dotado, nas palavras de Albert Einstein, de uma “fantasmagórica ação à distância", o emaranhamento quântico é um fenômeno estranho ao mundo da física clássica, newtoniana, em que vivemos. Como que por telepatia ou mágica, ele faz com que um conjunto de partículas compartilhe certas características ainda que não haja qualquer ligação física entre elas.

O problema é que não é possível determinar as propriedades de cada uma das partículas entrelaçadas, apenas as do sistema global. Os pesquisadores perceberam que, ao produzir uma interação ocorria uma redução no grau de emaranhamento do sistema."

[fragmentos do texto "A fórmula do fantasma"]

Fonte: "A fórmula do fantasma" Pesquisa FAPESP - Edição Online - 15/04/2009. Texto completo em:

Nenhum comentário: