quinta-feira, maio 10, 2007

uma vivência reveladora pela imagem

A proximidade e o afastamento das pessoas, principalmente nos centros urbanos com densidade de habitantes tem confundido a realidade e a representação da realidade.

Cada vez mais vigora a opção de uma vivência escondida para preservar a segurança,as finanças ou o simples espaço de existência individual. O sentimento de existência na realidade tem sido vivido por nosso outro, um avatar do que sonhamos ser. Uma vivência do ator que todos somos, em um mundo povoado de imagens pré-fabricadas.

A rapidez do cotidiano e a fugacidade do instante de convivência no real tem confundido o atuar, uma vivência com vigor dinâmico, com o interpretar, uma vivência reveladora pela imagem da ação.

"Nosso tempo, sem dúvida . . . prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser. . . O que é sagrado para ele, não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado." (Ludwig Feuerbach - Prefácio à segunda edição de A Essência do Cristianismo) http://www.geocities.com/projetoperiferia4/se.htm

Entreter passou a ser uma função do indivíduo no mundo atual; entreter para conviver e conviver no entretenimento. Assim nada mais normal que a academia inserisse a ação de entretenimento em seu universo de estudos.

O LEE - Laboratório de Engenharia do Entretenimento é um setor da COPPE/UFRJ fundado em 2002, "visa difundir através da vocação universitária de ensino, pesquisa e extensão, uma linha de pesquisa para as atividades de entretenimento."

"Tem como objetivo capacitar os alunos para o gerenciamento das atividades de entretenimento, trabalhar a necessidade estratégica do Brasil desenvolver-se a partir do seu reconhecido potencial criativo, gerar emprego, tecnologia e autonomia na condução dos modelos de negócios."

Em 2007 o LEE oferecerá o curso de Pós-Graduação,especialização “Lato Sensu” em Engenharia de Produção do Entretenimento.

http://www.lee.ufrj.br/index.htm

E conta com uma Linha de Pesquisa no CNPq:

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=02023082BJS4EL

Nenhum comentário: