sábado, maio 19, 2007

A afetividade na WEB 2

O INDIVIDUALISMO, A RECONQUISTA DO CONTROLE E A CENSURA

A Web 2.0 é a mudança para uma Internet onde a regra a mais importante é desenvolver aplicativos e contextos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas em convivência, aproveitando a inteligência coletiva das comunidades de interesse comum.

Para que funcione este ambiente além de aplicativos tem que ter pessoas com algo mais que um interesse comum, com um conjunto de atitudes mentais, experimentadas e vivenciadas, na forma de emoções e de sentimentos ligadas a esta convivência comum. Uma afetividade de interesses.

As pessoas em comunidade devem ter, ainda, uma inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante ser uma atuação espontânea, deve ser sempre aprimorada por atitudes pro ativas, evitando-se a ação antagônicas dos instintos naturais do egoísmo.

A convivência em rede é uma tecnologia que opera com a tendência ao desapego Agostiniano de uma mão dar sem a outra sequer perceber.

Existem, portanto, barreiras para a harmonia dessa vivência em rede, como o individualismo, a reconquista do controle e a censura.

A solidariedade orgânica é quebrada sempre que um participante desejando visibilidade individual exige distinção para seus atos realizados em prol do conjunto. Quando acontece esta intenção de sublinhar uma visibilidade a confiança que equilibra o grupo é quebrada e esta comunidade só se reorganiza com uma nova harmonia.

O sentido marcante de poder e controle anula , também, a vivência coletiva em rede. Quando acontece a ação, por exemplo, do desapego arrependido. Existem relatos de gerador de software livre doado a comunidade, que ao perceber o sucesso da sua aplicação na realização de terceiros, rápido comparece demandando reconhecimento e recompensas, por ser sua a criação original, que, contudo, seria livre para todos. Um desejo de reconquista do controle doado.

A censura promovida por instituições e governos na Internet cresce assustadoramente em todo o mundo, segundo um estudo divulgado pela ONG Open Net Initiative. Pesquisadores avaliaram 41 países e, em 25 deles, conseguiram identificar pelo menos um filtro de Internet, mecanismo que impede os usuários de terem acesso a sites sobre temas específicos.

A censura é entrave para a web das comunidades e como as outras barreiras gera tensão por competição individual, ciúme intelectual e desejo de retomada de uma posse transferida.

Open Net Initiative - http://opennet.net/

Nenhum comentário: