segunda-feira, abril 30, 2007

uma preocupação constante

A fundação Nacional de Ciências dos EUA (NSF) divulgou em 27 de março de 2007 um relatório sobre Ciberestrutura : uma visão das descobertas do século21 (Cyberinfrastructure Vision for 21st Century Discovery Arlington, VA: National Science Foundation, March 21, 2007.) O relatório olha diversos aspectos, divididos em capítulos:

computação de alta performance
análise e visualização da informação
organizações virtuais
comunidades virtuais fragmentadas
aprendizado e desenvolvimento humano

Por todo o documento e principalmente no capítulo sobre "analise e visualização da informação" é marcante o papel atribuído à biblioteca no desenvolvimento de uma ciberestrutura. Talvez, contudo, a maior e mais intrigante questão que o relatório levanta é se os profissionais da informação iram lidar com os desafios do século 21 ou se as tarefas da informação no espaço cibernético serão lideradas por outros profissionais.

Esta não deixa de ser uma preocupação constante e de longa data, pois há 62 anos , Vannevar Bush, um dos responsáveis pela criação da NSF, colocava as mesmas preocupações. Em 1945, Bush escreveu "As we may think" sobre os possíveis entraves para organizar a informação mantida secreta durante a guerra; apontava como barreiras: a) o afastamento das novas técnicas na formação dos recursos humanos para trabalhar com a informação; b) o instrumental de tecnologia deficiente para o armazenamento e recuperação da informação; c) a falta de um arcabouço teórico para a organização e controle da informação gerada durante a guerra.


O Relatorio da National Science Foundation, completo, esta em http://www.nsf.gov/pubs/2007/nsf0728/nsf0728.pdf , tem 64 páginas e belas figuras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qué interesante el documento Cyberinsfrastructure vision for 21st century discovery, que nos envías! El capítulo V sobre Educación (página 38) señala la
necesidad del surgimiento de nuevas profesiones ,curiosamente, menciona el desarrollo de \"new hybrid degree programs that marry the study of library science with a scientific discipline\", tema este sobre el que tantas veces se
ha escrito y discutido, pero ahora con la idea de \"digital data management\" o \"data curation professionals\".Seguiré leyendo. Gracias por el envío, como iempre, tan acertado.

Aurora

Unknown disse...

Aldo
As novidades, atualidades e temas divulgados por sua lista a tornam a única que eu tenho prazer em ver na minha caixa de mails.
Sobre a construção de redes sociais que se constituem em espaços de trocas, a exemplo da Stoa-USP, as Universidades deveriam se inspirar nisso e repensar o modo como devem planejar seus investimentos. Contar com espaços concretos e virtuais agradáveis para a convivência entre alunos, professores e funcionários é dar uma chance à vida acadêmica, principalmente para as instituições públicas que ainda têm compromisso com a pesquisa e extensão.
Vera Dodebei